25 de maio de 2016

Vacas da EPADRV atingem a classificação de EXCELENTE

De acordo com a classificação anual elaborada pela Associação Portuguesa de Criadores da raça frísia (APCRF), que avalia as vacas que durante esse ano entraram em produção pela primeira vez assim como outras já com várias produções, o efetivo bovino do Polo de Bovinos Leiteiros da EPADRV  recebeu classificações de excelência.


A classificação foi feita no passado dia 23 de maio de 2016, e como se pode verificar na tabela acima indicada, de entre as 17 vacas avaliadas pela primeira vez, 12 apresentam o máximo da pontuação prevista para uma primeira avaliação (85) pontos, destacando-se mesmo animais de elevadíssima qualidade, tais como as vacas 2188,5766,7493 que alcançaram pontuações de 86,86,87 pontos!

Deverá ser verificado ainda que as restantes jovens vacas que não possuem 85 pontos possuem igualmente classificações elevadas na ordem dos 83, 84 pontos, pelo que de certo para o ano sendo sujeitas a nova reavaliação poderão alcançar os almejados 85 pontos.

A destacar a vaca de três lactações 6259, cuja reavaliação foi solicitada pela formadora Teresa Valente, responsável pelo Polo de Bovinos Leiteiros da EPADRV, e que atingiu a classificação EXCELENTE 90 pontos, pontuação que merecerá a emissão de um certificado de honra e excelência pela APCRF. 

Na opinião da formadora Teresa Valente, "os resultados desta avaliação espelham já o trabalho contínuo de melhoramento genético do PBL, bem como as excelentes práticas de maneio animal, destacando-se a exigência da técnica de ordenha praticada na escola dado que a elevada qualidade do aparelho mamário se deve à genética, mas também aos escassos casos de mamite que as nossas vacas têm. Os resultados nas vacas jovens traduzem um futuro a longo prazo promissor para o nosso efetivo".  Acrescentando ainda   . estar muito orgulhosa dos seus animais, mas também dos seus alunos que muito têm contribuído para garantir a qualidade e o bem-estar destes animais.

PARABÉNS EPADVR

Sem comentários: